Branqueamento

slider-1 (1)

O branqueamento de dentes consiste na aplicação de um agente branqueador na superfície dos dentes que, actuando no seu interior, provoca a alteração da cor para vários tons mais claros.

A cor dos dentes pode ser afectada por múltiplos factores, como por exemplo, devido ao café e tabaco, certos medicamentos, uso excessivo de flúor, tratamentos de endodôncia, entre outras.
Poder melhorar o seu sorriso, aumentar a sua auto-estima e confiança, é uma grande mais valia sentir-se bem com os seus dentes.

Como se processa o Branqueamento Dentário?
Os tratamentos de branqueamento dentário devem ser precedidos de uma observação clínica por um Médico Dentista, onde se avalia a cor dos seus dentes segundo uma escala e se estabelece a indicação ou contra-indicação deste tratamento. Nem todos os tipos de manchas ou descolorações são reversíveis optando-se, nesses casos, por outras soluções estéticas.
Os processos de branqueamento dentário, estão baseados num efeito oxidativo das substâncias que têm os dentes. As manchas diferenciam-se segundo a sua posição de exógenas e endógenas, sendo estas ultimas as mais complicadas ou impossíveis de branquear.

O branqueamento pode ser feito como em clínica, como em casa

ATENÇÃO: O branqueamento no consultório não é recomendado a grávidas ou mulheres em fase de amamentação, a crianças com idades inferiores a 14 anos ou ainda a pessoas com alergias de peróxido.

Riscos, Complicações e Efeitos Secundários:
Podem ocorrer complicações no branqueamento dentário profissional que, apesar de não serem frequentes, são normalmente de pouca gravidade.

. Durante o processo, alguns pacientes podem ter sensibilidade dentária. Se, normalmente, o paciente tem sensibilidade dentária deve informar o seu médico antes de iniciar o branqueamento.

. Um analgésico pode ser tomado para eliminar qualquer desconforto. O gel de branqueamento pode causar inflamação das gengivas, lábios e bochechas se entrar em contacto com estes tecidos, daí que seja necessário colocar materiais protectores na boca para se evitar o contacto. Contudo, apesar dos melhores esforços, esse contacto pode ocorrer. Se surgir irritação, esta é geralmente de curta duração e suave, devendo-se lavar com água salgada e morna para aliviar.

Alguns hábitos como fumar, beber café, chá e vinho aumentam o processo de escurecimento dos dentes. Mantendo cuidado regular com os dentes, incluindo escovagem, uso de fio dentário e controlos regulares, os dentes permanecerão brancos durante 1, 2 ou mais anos.

Algumas dúvidas mais comuns:
Todos os dentes podem ser branqueados com laser?
Geralmente sim, mas quem irá avaliar isso correctamente será o profissional qualificado para fazer este tipo de tratamento.
O grau de branqueamento irá variar de paciente para paciente, sendo que dentes com coloração amarelada, castanho claro, escurecida de maneira monocromática (por igual) e com manchas extrínsecas são clareados mais facilmente.
Dentes com coloração azulada ou cinza – escuro, causadas por antibióticos (tetraciclinas) e com manchas irregulares são mais difíceis de serem clareados.

Os dentes desvitalizados (com endodôncia) também podem branquear?
Em alguns casos mais severos, como manchas muito escuras, dentes com alterações de cor por problemas endodôncios (ou desvitalizados) antigos, muitas vezes não são clareados como a pessoa gostaria em apenas uma sessão, necessitando nestes casos uma nova consulta.

Próteses e restaurações também podem ser branqueadas?
As restaurações e próteses não podem ser branqueadas. O tratamento de branqueamento dental a laser de Iodo só clareia o esmalte dos dentes. Após o branqueamento, as restaurações e próteses podem ser trocadas para garantir um sorriso mais agradável e bonito ao paciente.

O branqueamento enfraquece os Dentes?
O branqueamento a laser não enfraquece os dentes, porque a estrutura do dente não é afectada.
Os dentes pós-tratamento podem escurecer novamente, mas nunca será como antes. Após 1 ou 2 anos pode haver necessidade de uma manutenção.

A partir de idade se pode fazer branqueamento por laser?
Não existe uma idade específica, sendo aceitável fazê-lo a parir dos dez anos de idade.