Próteses Dentárias

proteses

Prótese dentária é uma especialidade da odontologia cujo seu principal objectivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.

As próteses são eficazes para:
. Perdas dentárias em zonas que afectam a estética, mastigação e fonação.
. Correcção de falhas dentárias não tratáveis através de implantes, como em crianças e idosos, ou doentes com massa óssea insuficiente.
. Alternativa económica em relação aos implantes.
Um detalhe importante é a questão do preconceito. “Não deixe que em nenhum momento que a prótese fixa ou removível (dentadura) se torne algo vergonhoso. Milhares de pessoas gostariam de poder trocar os dentes por uma linda dentadura. Branquinha, brilhante, limpinha e alinhada.”

Prótese dentária fixa: Consiste em preparar dentes geralmente destruídos por cáries ou grandes restaurações, que servem de pilares para uma ponte fixa que é cimentada nesses pilares, devolvendo ao paciente a sensação de possuir dentes verdadeiros. Previne o aparecimento de doença periodontal, o movimento passivo dos dentes adjacentes para o espaço sem dentes e, consequentemente, as más oclusões dentárias e as migrações dos dentes correspondentes da arcada dentária oponente.

Prótese Dentária Removível: É a maneira mas económica de devolver ao paciente suas funções mastigatórias, nem sempre tão estética, mas funcional. As próteses removíveis têm uma adaptação mais lenta pois a sensibilidade da gengiva não está habituada a usá-la e a dentadura é mais dura.
Comece por comer alimentos mais macios, leves e cremosos, como por exemplo, puré de batata, banana, gelatinas, entre outros. Na fase de adaptação pode surgir alguns pontos de desconforto, dor ou leves saliências. Caso isso aconteça fale com o dentista para que ele possa lhe auxiliar.

Após o período de adaptação vai sentir-se mais confortável em usar a dentadura por mais tempo podendo até mesmo dormir com as próteses. Porem isso será uma escolha pessoal. Caso sinta dificuldades, como: dor na boca, maxilar, acordar no meio da noite pelo fato da prótese ter soltado, é melhor dormir sem a prótese.
Deverá também limpar a dentadura sempre após as refeições com escovas macias. Evite usar qualquer tipo de pó para polir, podem conter cáusticos alcalinos, ácidos ou partículas, os quais podem arranhá-la. Uma dentadura que não está limpa nunca é confortável. A melhor maneira de evitar o acúmulo de tártaro é não deixar que se deposite.
Indicações:

. É de extrema importância a colaboração do doente no sucesso da manutenção da prótese funcional e estética.

. A higiene do local é explicada detalhadamente, no sentido de prevenir a acumulação de placa bacteriana, inflamações gengivais ou cáries.

. A higiene é feita com fios dentários, escovilhões e líquidos específicos.

. Depois de uma curta fase de adaptação inicial, as próteses são, regra geral, muito bem toleradas.
Riscos, complicações e efeitos secundários:

. A avaliação inicial do estado de saúde dentária e das gengivas é crucial para determinar se o doente é candidato a receber uma prótese.

. Os dentes pilares estão sujeitos a maior esforço mecânico, cáries e doenças periodontais. Assim, avaliando estes parâmetros preparam-se os dentes pilares e explica-se detalhadamente os procedimentos de higiene aos doentes.

. Normalmente, as próteses são bem toleradas e têm boa durabilidade (em média, 10 a 15 anos).

Chek up gratuito!

A Dental Life cuida do seu sorriso. Para isso oferece-lhe um check up total dos seus dentes.

Marcar consulta