Periodontologia

Periodontologia é a área da Medicina Dentária que tem por objectivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que afectam o periodonto (peri = ao redor de; odonto = dente) que compreende a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento raticular e o osso alveolar.
As doenças periodontais são um grupo de doenças infecciosas causadas por microrganismos que colonizam na superfície dentária e gengiva, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal.

Conceitos:

Gengiva: A gengiva é parte da mucosa mastigatória que recobre o processo alveolar e está em torno da porção cervical dos dentes. A gengiva com a sua forma e textura é obtida na erupção dos dentes.
Pode-se distinguir duas partes da gengiva: gengiva livre, de consistência firme, superfície opaca e cor rosa pálida que compreende o tecido gengival das áreas mais próximas aos dentes. E gengiva inserida: continuação da gengiva livre porém firmemente fixa ao tecido ósseo, também tem cor rosa pálida e separada da mucosa oral (alveolar) por uma linha – linha mucogengival. A mucosa oral tem cor vermelho escura, é mais fina e podem ser vistos pequenos capilares.

Ligamento Periodontal: Ligamento periodontal é um tecido conjuntivo celular ricamente vascularizado e mole que está em torno da raiz do dente e une o cemento radicular com a lâmina dura do osso alveolar próprio. Em radiografias da região de pré molares, o Ligamento Periodontal está incluído no espaço entre as raízes dos dentes e a lamina dura ou osso alveolar próprio.
O Ligamento Periodontal comunica através de canais vasculares (canais de Volkmann) com os espaços medulares do osso alveolar próprio. O Ligamento Periodontal também é essencial para a mobilidade dental, que vai ser determinada pela sua largura, altura e qualidade. o dente está unido ao osso por bandas de fibras.
Este com o cemento radicular, são desenvolvidos a partir do tecido conjuntivo mole do folículo que se encontra em torno do dente.

Osso alveolar: O processo alveolar é definido como parte da mandíbula e maxila que formam o suporte dos alvéolos dos dentes. O processo alveolar desenvolve-se em conjunto com o desenvolvimento da erupção dental e é gradualmente reabsorvido quando os dentes são perdidos. A sua principal função é distribuir e reabsorver as forças geradas pela mastigação e outros contactos dentais.

Cemento radicular: Cemento radicular é um tecido mineralizado especializado que recobre a superfície da raiz. Tem muitas características comuns com o tecido ósseo do dente, mas não contém vasos sanguíneos nem linfáticos, nem nervos e não entra em reabsorção fisiológica (ou remodelação), mas é caracterizado por uma contínua deposição ao longo da vida.
O cemento serve diferentes funções: insere as fibras do ligamento periodontal da raiz e contribui para o processo de reparação após o dano da superfície radicular. São conhecidos dois tipos de cemento: cemento primário que se forma em conjunção com a formação da raiz e da erupção dental. E o cemento secundário que se forma após a erupção da raiz e podem alternar-se na superfície da raiz.

Doenças periodontais

Placa Bacteriana
Entre a gengiva e o dente há um espaço reduzido (cerca de 1 a 3 milímetros de profundidade) onde se aloja a placa bacteriana. Esta placa é um biofilme aderido à superfície do dente que é melhor removido sob acção mecânica – escavação e uso de fio dental e escovas inter-dentais. A massa bacteriana aumenta com o contínuo crescimento da aderência de organismos, com a adesão de novas bactérias, e com a síntese de polímeros extra-celulares.
Com o aumento da espessura, a difusão dentro e fora do biofilme começa a tornar-se mais difícil. Como resultado da rápida utilização do oxigénio pelas bactérias superficiais depositadas e da pobre difusão através da matriz do biofilme, desenvolve-se um gradiente de oxigénio.
Produtos de dieta dissolvidos na saliva são uma importante fonte de nutrientes para as bactérias da placa abaixo da linha da gengiva. Os resíduos do metabolismo destas bactérias e as próprias bactérias acabam por afectar a gengiva, causando uma inflamação. A esta inflamação damos o nome de gengivite.

Periodontite
A periodontite é uma inflamação que vai além da gengiva alcançando o tecido ósseo subjacente, o ligamento periodontal e o cemento radicular formando a bolsa periodontal; ou seja um espaço entre a gengiva e o dente maiores que 3 milímetros de profundidade, e acarretando em perda óssea. Muitas bactérias encontradas em bolsas periodontais produzem enzimas hidrolíticas com as quais podem quebrar macro moléculas complexas do hospedeiro em simples peptídeos e aminoácidos. Estas enzimas podem ser a maior causa do processo destrutivo dos tecidos periodontais. Uma vez destruído o osso e principalmente o ligamento periodontal, dificilmente vamos conseguir a regeneração destes tecidos.
Este processo inflamatório é acompanhado de um processo imune. Ambos actuam no tecido gengival afim de proteger o homem contra o ataque microbiano e prevenir que estes avancem ou invadam os tecidos. Em alguns casos estas reacções de defesa do hospedeiro podem ser prejudiciais ao próprio hospedeiro podendo danificar células e estruturas do tecido conjuntivo adjacente. Assim as reacções inflamatórias podem estender-se em profundidade, sob a base da bolsa no tecido conjuntivo, podendo envolver o osso alveolar neste processo destrutivo. Este processo “defensivo” pode paradoxalmente explicar muitas das injúrias teciduais observadas na gengivite e periodontite.
A consequência da periodontite, quando deixada sem tratamento, pode ser a perda do elemento dental, mobilidade dental, sensibilidade dental, abcessos, espaços aumentados (diastemas) entre os dentes, modificação na estética do sorriso, e várias consequências com relação à oclusão.
Nestes casos, só a intervenção do médico dentista pode fazer parar este processo, resolvendo em alguns casos o abanar do dente e prevenindo a sua perda.
O acompanhamento da saúde das gengivas é tão importante como acompanhamento da saúde dos dentes pois a doença peridontal ou periodontite é responsável por uma parte significativa dos dentes perdidos.
As visitas regulares ao Médico Dentista são essenciais para manter a saúde das gengivas e para um diagnóstico e tratamento atempado quando necessário.
As vantagens nestas visitas são variadas como, a melhoria estética considerável, a eliminação do mau sabor e mau hálito, a diminuição da mobilidade dentária, entre outras.

Dentes que “abanam” e com mau sabor ainda têm tratamento?
Sim desde que não estejam numa fase muito avançada da doença periodontal. Sendo que o profissional de saúde que tem competência para lhe dar informações mais detalhadas e específicas para cada caso, é o seu Médico Dentista após uma examinação pormenorizada.

Onde e como é feito o tratamento das gengivas?
O tratamento das gengivas tem duas vertentes que são interdependentes.
No consultório, periodicamente, fazem-se consultas profissionais regulares. O tratamento consiste na remoção dos depósitos de placa bacteriana acima e abaixo da gengiva com instrumentos apropriados e sob anestesia local até haver uma estabilização da situação, após a qual, as visitas ao Médico Dentista vão sendo programadas periodicamente com aumento dos intervalos de tempo.
Em casa, é lhe pedido a instituição de um programa adequado de escovagem e utilização de fio dentário e/ou escovilhão, sem o qual o sucesso de todo o processo fica comprometido.